SIEM: Como se proteger no cenário atual de ameaças?

16 de março de 2023

O SIEM é uma solução de segurança de TI que ajuda as empresas a protegerem seus sistemas e dados contra ameaças cibernéticas. Com o aumento da complexidade e da evolução das ameaças cibernéticas, a implementação de um SIEM se tornou fundamental para assegurar a segurança da informação de todo e qualquer negócio.

Quais são os ataques cibernéticos mais comuns atualmente?

No cenário atual, as ameaças cibernéticas são cada vez mais sofisticadas e complexas, tornando cada vez mais difícil proteger os sistemas e dados de uma empresa. Dentre eles estão:

Phishing: um tipo de ataque que tenta obter informações confidenciais, como senhas e informações bancárias, através de e-mails ou mensagens falsificadas;

Ransomware: um tipo de vírus que criptografa os dados do usuário e exige resgate para desbloquear os dados;

Ataques DDoS (Distributed Denial of Service): um tipo de ataque que faz com que o site ou serviço fique inacessível ao inundar o alvo com tráfego falso;

Malware: um software malicioso que pode danificar sistemas, roubar informações ou espionar o usuário;

Ataques a exploits: um tipo de ataque que explora vulnerabilidades em software ou sistemas para obter acesso não autorizado;

Ataques a dispositivos de IoT (Internet das Coisas): ataques direcionados a dispositivos conectados à internet, como câmeras, termostatos e outros aparelhos.

Como o SIEM atua na proteção contra ameaças cibernéticas?

De forma resumida, o SIEM atua como uma defesa central contra ameaças cibernéticas. Ou seja, age coletando e analisando os dados de segurança em tempo real e em várias fontes, incluindo firewalls, sistemas de detecção de intrusão e logs de rede. Ele utiliza algoritmos de inteligência artificial e análise de comportamento para identificar padrões anômalos e detectar possíveis ameaças cibernéticas. Além disso, o SIEM permite a correção automática de problemas de segurança e fornece relatórios detalhados para auxiliar as equipes de segurança a tomarem decisões pautadas em métricas.

Prevenção a falhas cibernéticas: conheça empresas que já sofreram com ataques aos seus dados

Alguns exemplos recentes de empresas que sofreram ataques de segurança cibernética incluem:

Paypal: a empresa informou que cerca de 35 mil usuários da plataforma de pagamentos tiveram suas contas violadas e seus dados pessoais expostos a hackers.

,Grupo Jaime Câmara: os servidores da maior empresa de mídia de Goiás foram atingidos por um ataque de ransomware no dia 25/09/2022. Foram afetados os sistemas da TV Anhanguera - afiliada da rede Globo, sites e jornais.

Poder Judiciário do Estado do Pará: O TJPA utilizou as mídias sociais para comunicar que sua rede de TI identificou um possível ataque cibernético no mês de janeiro de 2023 e com isso, algumas atividades e serviços ficaram suspensos para a realização de procedimentos de segurança.

A segurança dos dados da sua empresa é um assunto de extrema seriedade e nós podemos te auxiliar a protegê-los! Entre em contato agora mesmo e conheça nossas soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por NE © 2024