O cibercrime é, sem dúvida, um dos crimes que mais crescem no mundo e continua a impactar negócios em todos os setores. Por isso, você precisa prestar mais atenção às dicas e práticas recomendadas de segurança cibernética.
No entanto, manter-se protegido contra ataques cibernéticos é um desafio. É difícil acompanhar quando os cibercriminosos procuram persistentemente novas maneiras de expor os riscos de segurança.
Ainda assim, existem várias dicas de segurança cibernética que ajudarão você a evitar ataques cibernéticos. A NE Brasil vai apresentar 8 dicas para você. Confira:
1. Mantenha o software atualizado
As empresas de software normalmente fornecem atualizações de software por três motivos: adicionar novos recursos, corrigir bugs conhecidos e atualizar a segurança. Sempre atualize para a versão mais recente do seu software para se proteger contra vulnerabilidades de segurança novas ou existentes.
2. Evite abrir e-mails suspeitos
Se um e-mail parecer suspeito, não o abra, pois pode ser um golpe de phishing. Alguém pode estar se passando por outro indivíduo ou empresa para obter acesso às suas informações pessoais. Às vezes, os e-mails também podem incluir anexos ou links que podem infectar seus dispositivos.
3. Mantenha o hardware atualizado
Hardware de computador desatualizado pode não suportar as atualizações de segurança de software mais recentes. Além disso, o hardware antigo torna mais lenta a resposta a ataques cibernéticos, caso ocorram. Certifique-se de usar hardware de computador mais atualizado.
4. Use antivírus e antimalware
Enquanto você estiver conectado à web, é impossível ter proteção completa e total contra malware. No entanto, você pode reduzir significativamente sua vulnerabilidade garantindo que tenha um antivírus e pelo menos um antimalware instalado em seus computadores.
5. Ative a autenticação de 2 fatores
Muitas plataformas agora permitem que você ative a autenticação de dois fatores para manter suas contas mais seguras. É outra camada de proteção que ajuda a verificar se é realmente você quem está acessando sua conta e não alguém não autorizado. Habilite este recurso de segurança quando puder.
6. Invista em atualizações de segurança
Seguindo a dica anterior, tente investir em atualizações de segurança quando estiverem disponíveis. É melhor comer os custos da segurança do que pagar pelas consequências de uma violação de segurança!
7. Faça backup de dados importantes
Dados importantes podem ser perdidos como resultado de uma violação de segurança. Para garantir que você esteja preparado para restaurar os dados depois de perdidos, você deve garantir que suas informações importantes sejam copiadas com frequência na nuvem ou em um dispositivo de armazenamento local.
8. Treine funcionários
A chave para fazer a segurança cibernética funcionar é garantir que seus funcionários sejam bem treinados, sincronizados e exercitando consistentemente as práticas de segurança. Às vezes, um erro de um funcionário mal treinado pode fazer com que todo um sistema de segurança desmorone.
Muitas dessas dicas são simples e você pode implementá-las com muita facilidade em sua empresa. E você pode sempre contar com as soluções da NE Brasil para deixar seu negócio ainda mais protegido de ataques cibernéticos.