O que é a autenticação de dois fatores?
É uma camada extra de segurança ao fazer um acesso em algum serviço online, além da senha será preciso outra informação para confirmar se é você que está acessando seu login.
A autenticação de dois fatores (ou verificação em duas etapas), pode ser usada em redes sociais, e-mails, ou até por lojas de comércio online. O intuito é complicar a vida dos invasores, já que somente a senha da vítima não será mais suficiente para a invasão.
De tempos em tempos e esses tempos não são tão distantes, milhões de dados de grandes serviços online são vazados e tem suas credenciais de acesso divulgadas na internet. Com a autenticação de dois fatores, mesmo que alguém tenha conhecimento da sua senha, ela não conseguirá acessar a sua conta, porque o acesso dependeria de informações que só você possui. Ainda assim é sempre bom trocar sua senha com frequência sem repeti-las e usar senhas alfanuméricas.
Veja mais
E no Nagios XI como funciona?
A autenticação de dois fatores exigirá que o usuário final forneça um token após fazer o login inicialmente no Nagios XI. O token é enviado por e-mail ao usuário e expirará após um determinado período se não for usado.
Como habilitar a autenticação de dois fatores no Nagios XI
No Nagios XI, faça login como uma conta administrativa e navegue até Admin > System Config > System Settings. Na guia Security, você encontrará as configurações de autenticação de dois fatores “Two Factor Authentication(Email)”.
As configurações são explicadas da seguinte forma:
Clique no botão Update Settings após fazer suas seleções.
Usando autenticação de dois fatores
Assim que a autenticação de dois fatores for habilitada, todos os usuários serão solicitados com a seguinte tela após o login no Nagios XI:
Na captura de tela acima, a caixa de seleção Remember this browser só aparecerá se a configuração Two Factor Cookie estiver habilitada.