Um dos maiores desafios corporativos da atualidade é conseguir garantir que seu ambiente de TI está seguro, estável e controlado. Uma vez que, os dados digitais das organizações são extremamente preciosos e se fazem intimamente ligados a boa performance de processos, bem como, ao que mais importa: o lucro.
Pensando nisso, para realizar o acompanhamento da segurança e eficiência da infraestrutura de TI, recorre-se muito a dois principais serviços de monitoramento, sendo eles o NOC e SOC.
Mas o que os diferencia? Acompanhe o conteúdo abaixo para entender melhor o tema!
O que é SOC?
SOC é a sigla em inglês para Secury Operation Center, que em uma tradução literal significa Centro de Operações de Segurança. Trata-se de uma estrutura responsável por prevenir, detectar, gerir e trazer respostas para acidentes e avaliar a vulnerabilidade e riscos que podem ser apresentados.
Dentre suas principais atribuições, podem ser destacadas a prevenção de ataques — ocorre através de atualizações de softwares, hardwares e demais tecnologias de segurança, como antivírus e rastreadores de programas que não possuem permissão para serem instalados, assim como, diagnósticos de vulnerabilidade. Além da detecção de riscos e ameaças — uma combinação de recursos que permite que a empresa se beneficie com um elevado poder de encontrar ameaças como invasão de redes, sistemas ou banco de dados. E também a capacidade de resposta rápida contra inconvenientes — a empresa passa a contar com uma melhora em seu potencial de retorno e assim consegue ser ágil e eficaz ao corrigir falhas, ataques ou atenuar seus impactos.
Também derivado de uma sigla em inglês, a Network Operation Center, que em português passa a significar Central de Operações de Rede, esse é um serviço que pode ser prestado tanto interna como externamente e que objetiva prevenir com proatividade, mantendo a infraestrutura de TI estável e segura.
NOC é o setor responsável pela identificação, investigação, priorização e solução de todo e qualquer problema que cause interferência no desempenho ou disponibilidade da rede e suas análises são realizadas com recursos como softwares bem específicos.
Enquanto o SOC é focado na segurança da informação e dos dados, monitorando e analisando o ambiente de TI, tendo impacto mais estratégico. Enquanto o NOC volta-se para o monitoramento de rede da organização, para assegurar que esteja estável e disponível, e se faz mais operacional.
Ambos são complementares e é importante que as empresas contem com os dois serviços para uma proteção de infraestrutura de TI ainda mais assertiva.
Conte com a NE Brasil para implementar segurança aos dados do seu negócio, entre em contato e solicite agora mesmo sua cotação!