A Era digital, a qual vivenciamos, sem dúvidas nos oferece diversos benefícios e que cada vez se tornam mais inovadores. Em contrapartida, com eles surgiram também inúmeros riscos, principalmente aos dados e à segurança de ambientes digitais.
Mas qual o primeiro passo para a segurança digital da sua empresa e qual plataforma utilizar? Confira as dicas da NE Brasil:
O valor estratégico dos dados aliado à transformação digital são aspectos muito importantes para que os negócios alcancem o sucesso, o que acaba por torná-los alvos constantes de ataques. Por essa razão, além de processos e infraestrutura de TI, investir em segurança digital é mais do que necessário.
Para isso, você pode seguir alguns passos:
01. Antivírus: Ao se falar em segurança digital, com certeza, esse é um dos primeiros pontos a ser lembrado. Sua utilização é básica, mas ainda, sim, essencial e inclusive, em todos os equipamentos da empresa. Há também boas práticas que devem ser empregadas ao seu uso como atualização constante e configuração conforme a política de segurança da sua empresa.
02. Proteção da rede Wi-fi: Indica-se fortemente a utilização de senhas fortes e de conexão com criptografia de dados, além da atualização das senhas com periodicidade.
03. Backup: Gerar backups frequentes dos dados mais sensíveis para o seu negócio é outra medida relevante, bem como, manter as cópias armazenadas em pelo menos dois ambientes distintos e seguros.
04. Plataforma de segurança para ambientes digitais: Implantar uma plataforma fortalece à estratégia de segurança da sua empresa à medida que são gerados dashboards que facilitam a sua gestão dos recursos de proteção. Por exemplo, com eles é possível realizar análises de segurança — até mesmo preventivas; detectar intrusos, análises de dados de registro, monitoramento de arquivos, detectar possíveis vulnerabilidades, avaliar as configurações do seu sistema, dentre muitas outras funções. Uma das melhores plataformas do mercado e com ótimo custo-benefício é a Wazuh. Nela, há uma interface flexível e intuitiva para mineração, análise e visualização dos dados para facilitar o uso e configurações, assim como, monitoramento de status. Além de mecanismos de busca e análises e do servidor que pode ser configurado e atualizado remotamente, caso necessário.
Quer saber mais sobre o tema ou deseja implantar uma plataforma de segurança para ambientes digitais em sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo